Delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, no Vaticano

D. Carlos Moreira Azevedo

D. Carlos Moreira de Azevedo (Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira,1953) é o actual bispo titular de Belali e entre 2005 e 2011 exerceu as funções de Bispo-auxiliar do Patriarca de Lisboa.

Em 1977 foi ordenado sacerdote por D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto.

Em 1986 doutorou-se na Faculdade de História Eclesiástica da Universidade Gregoriana de Roma, com uma tese sobre iconografia.

Foi Presidente do Centro de Estudos de História Religiosa (1992 – 2001); dirigiu a obra “Dicionário e História Religiosa de Portugal”, em 7 volumes. Foi co-diretor da revista Museu, de 1993 a 1996. Organizou várias exposições de arte sacra.

É membro da Academia Portuguesa de História desde 1998.

A sua ordenação episcopal teve lugar em 2005 na Igreja da Trindade (Porto) tendo como ordenante principal D.José da Cruz Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa.

Foi membro da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) tendo ocupado os cargos de Secretário, Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social e membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Foi coordenador máximo da Comissão que organizou a Viagem Apostólica a Portugal de Bento XVI que decorreu de 11 a 14 de Maio de 2010. A 11 de Maio de 2010 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2011, o Papa Bento XVI nomeou-o Delegado do Conselho Pontifício para a Cultura (CPC), organismo que procura assegurar as melhores relações da Igreja com a Cultura do nosso tempo nas suas mais diversas expressões e matizes. Neste Conselho coordena o Departamento de Bens Culturais.

Tem mais de uma centena de trabalhos publicados em livros e revistas.