Director do Annenberg Innovation Lab da University of Southern California

Jonathan Taplin

(Cleveland, EUA, 1947) Escritor, produtor cinematográfico e académico norte-americano, com 30 anos de carreira nas áreas da música, cinema, alta finança e tecnologia. Formou-se na Universidade de Princeton em 1969, vive em Los Angeles desde 1973 e é atualmente Diretor do Laboratório de Inovação Annenberg da Escola Annenberg de Comunicação e Jornalismo da Universidade do Sul da Califórnia.

Começou a sua carreira no entretenimento em 1969 como “tour manager” de Bob Dylan, com quem trabalhou sete anos.

Em 1973 produziu a primeira longa metragem de Martin Scorcese, Mean Streets (Os Cavaleiros do Asfalto), obra selecionada para o Festival de Cannes. Entre 1974 e1996, produziu 26 horas de documentários para televisão (nomeados para três Emmys) e 12 filmes, incluindo The Last Waltz (A Última Valsa), Until the end of the World (Até ao fim do Mundo), Under Fire (Debaixo de Fogo) e To Die For (Disposta a Tudo). Os seus filmes foram nomeados para Óscares da Academia (de que Taplin é membro) e Globos de Ouro e escolhidos sete vezes para o Festival de Cinema de Cannes.

Em 1996, integrou uma equipa de engenheiros que inventou o sistema de Video On Demand (VOD) e outras patentes revolucionárias que foram premiadas.

É autor de Outlaw Blues: Adventures in the Counter-Culture Wars, um e-book de grande sucesso editado pela Annenberg Press e que inclui 105 vídeos nas suas páginas.