Secretário de Estado da Cultura do Governo de Espanha

José María Lassale

(Santander, 1966) político e escritor espanhol que desenvolveu a sua trajetória académica em várias universidades públicas e privadas espanholas e que desde dezembro de 2011 desempenha a função de Secretário de Estado da Cultura no Ministério da Cultura do Governo de Espanha.

Desde 1998 que colabora com vários meios de comunicação social (ABC, El País, Cadena SER).

Doutor em Direito pela Universidade de Cantábria desde 1999.

Entre 2002 e 2003 foi coordenador científico do Centro de Estudos Hispânicos e Iberoamericanos e Diretor da Fundação Carolina do Ministério de Assuntos Exteriores de Espanha.

Entre 2004 e 2012 foi Deputado nas Cortes de Espanha por Cantábria.

De 2004 a 2008 foi Professor de Sistemas Políticos Comparados na Universidade de S. Paulo – CEU de Madrid, e de 2008 a 2012 foi Professor na Universidade Rey Juan Carlos de Madrid,  onde leccionou inicialmente História das Ideias e das Instituições, e depois Filosofia do Direito.

Define-se como liberal, acima de qualquer orientaçãoo política ou ideológica, rasgo que considera essencial para sair da crise atual. Escreveu na sua obra “Liberales”: “ante a maior crise das últimas décadas urge recuperar a virtude e os valores, uma tarefa para a qual os liberais estão melhor habilitados que ninguém…”