Percussionista, Chefe de Orquestra, Compositor

Pedro Carneiro

(Lisboa, 1975) Na sua tripla actividade de instrumentista, chefe de orquestra e compositor, Pedro Carneiro tem vindo a cativar plateias por toda a Europa, Estados Unidos, Ásia e Austrália.

Estudou piano, violoncelo e trompete, desde os cinco anos de idade. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Guildhall School of Music and Drama, onde concluiu a licenciatura em percussão e direcção de orquestra com a distinção «Head of Department Award». Seguiu também os cursos de direcção de orquestra de Emilio Pomàrico, na Accademia Internazionale della Musica, em Milão.

Aclamado internacionalmente como um dos mais importantes percussionistas da actualidade, tocou em estreia absoluta perto de uma centena obras e apresenta-se regularmente como solista convidado de algumas das mais prestigiadas orquestras internacionais.Alguns dos seus trabalhos discográficos foram premiados, em particular a sua monografia de Iannis Xenakis, considerada pela imprensa internacional como uma gravação de referência.

Compõe habitualmente para teatro, dança e cinema.

É co-fundador, director artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara Portuguesa, que dirigiu no City of London Festival, em 2010. No ano seguinte recebeu o Prémio Gulbenkian Arte 2011.