Professor Catedrático de Filosofia Política e Social da Universidade do País Basco
Daniel Innerarity
(Bilbau, Espanha,1959) Professor Catedrático de Filosofia Política e Social na Universidade de Saragoça, é professor convidado na Universidade de Paris I (Sorbonne).
É Diretor do Instituto de Governaça Democrática, investigador na Universidade do País Basco, ex-membro da Fundação Alexander von Humboldt da Universidade de Munique, professor convidado da cátedra Robert Schuman no Instituto Universitário Europeu de Florença e convidado da London School of Economics and Political Science.
É membro da Academia da Latinidade e da Academia Europeia de Artes e Ciências (Salzburgo). É Diretor de Estudos Associado da Casa das Ciências do Homem (Paris).
Entre os seus mais recentes livros, são de salientar Ética de la Hospitalidad, A Transformação da Política (III «Premio de Ensayo Miguel de Unamuno» e «Premio Nacional de Literatura» na modalidade de ensaio, 2003), obra que lhe granjeou entrada na famosa lista dos “25 grandes pensadores do mundo” que a revista Nouvel Observateur publicou quando fez 40 anos; A Sociedade Invisível («Premio Espasa» de ensaio, 2004) e O Novo Espaço Público.
Foi galardoado com o Prémio de Humanidades, Cultura, Artes e Ciências Sociais da Sociedade de Estudos Bascos / Eusko Ikaskuntza em 2008 e o Prémio Cultural Príncipe de Viana em 2013.
É um optimista por “uma única razão: para se ser pessimista é preciso estar muito seguro. E eu tenho dúvidas.”