Professor de Humanidades Anne F. Rothenberg e Diretor do Mahindra Humanities Center da Universidade de Harvard

Homi K. Bhabha

(Mumbai, India, 1949) Desde 2001 que Homi K. Bhabha detém, na Universidade de Harvard, o título de Professor Anne F. Rothenberg de Literatura e Língua Inglesa e Americana, Diretor do Centro Mahindra de Humanidades e consultor sénior em questões de Humanidades do seu Presidente e Reitor.

Licenciou-se em Literatura Inglesa na Universidade de Oxford.

Foi mais de uma década professor na Universidade de Sussex, e professor convidado nas Universidades de Princeton, Pennsylvania, Chicago e na University College, de Londres. Tem graus concedidos pelas Université Paris 8, University College London e Universidade Livre de Berlim.

Entre os seus interesses estão a Cosmopolitismo e os Direitos Humanos no contexto da Estética e da Cultura, artistas da diáspora, Mudança Cultural e Poder, e Cultura, Segurança e Globalização.

É uma das mais importantes personalidades em estudos pós-coloniais contemporâneos, e criador de uma série de neologismos e conceitos-chave nestas áreas, como hibridismo, mimetismo, diferença cultural, terceiro espaço e ambivalência. Estes termos descrevem modos como os povos colonizados resistiram ao poder dos colonizadores, de acordo com as teorias de Bhabha. No seu trabalho “The Location of Culture” propõe uma teoria de hibridismo cultural para explicar as ligações entre colonialismo e globalização. Ele defende que a produção cultural é tanto mais produtiva quanto mais houver ambivalência e transgressão.

Pertence ao Conselho Editorial do Public Culture, um jornal académico publicado pela Duke University Press.

É um dos responsáveis pelo Relatório Mundial da UNESCO sobre a Diversidade Cultural.

Em 2012, foi agraciado pelo Governo Indiano com o Prémio Padma Bhushan no campo da Literatura e Educação.